top of page
_J8A0011.jpg

E tudo começou assim…!!!!

“ DEUS QUER, O HOMEM SONHA, A OBRA NASCE”

Aquando da realização da festa de aniversário do Núcleo Sportinguista de Vila Velha de Ródão, dois Sportinguistas desta Cidade, falaram com Nelson Carriço na época responsável pelo departamento de Expansão e propaganda do Sporting Clube de Portugal, sobre a possibilidade de vir a ser criado um Núcleo na capital do Distrito.
Os dois grandes Sportinguistas Américo Fradique e Luis Rocha, fizeram com que a intenção de vir a ser criado um Núcleo em Castelo Branco, fosse publicado no Jornal do Clube. A estes dois Sportinguistas juntaram-se Manuel Carmona, José Gonçalves Pires e Amílcar Simão. Entusiasmados com a ideia e com o conhecimento dos restantes membros, Manuel Carmona convidou outros dois Sportinguistas Manuel Santos Moura e Joaquim Soares enquanto Luis Rocha, convidou Antero Ribeiro Gomes. Mais tarde juntaram a este grupo Fernando Barata Rocha e Carlos Louro os dez elementos, formando desta forma a comissão Instaladora do Núcleo Sportinguista de Castelo Branco e que na falta de espaço próprio, passaram a reunir-se todas as semanas no Café Borboleta na altura propriedade de José Serafim.
Uma das formas que a comissão de fundadores encontraram de angariar verbas/fundos, passou por a realização de um jantar no dia 7 de Novembro de 1992, que se realizou no Restaurante Piri-Piri e contou com a presença de várias centenas de Sportinguistas e contou com a presença do então Presidente do Conselho Directivo do Sporting Clube de Portugal José de Sousa Cintra que se fez acompanhar do Vice-Presidente Tomás Aires e antigos atletas do Clube Jesus Correia e Joaquim Carvalho. Um jantar que para além de ter sido uma grande jornada de enorme fulgor Sportinguista, acabou por se começar a pensar num espaço que viesse a ser a sede do Núcleo Sportinguista de Castelo Branco, bem como a solicitação da filiação do mesmo ao Sporting Clube de Portugal.
Pouco mais um mês após a realização desse jantar/convívio, no dia 11 de Dezembro de 1992, teve lugar nas instalações da Junta Distrital de Castelo Branco (edifício dos emblemas) a primeira Assembleia Geral do Núcleo Sportinguista de Castelo Branco, na qual foram aprovados os estatutos e escolhidos os órgãos sociais, tendo na altura ficado decidido que os primeiros órgãos sociais, seriam eleitos por um período de dois anos. A primeira Direcção do Núcleo tomou posse no dia 18 de Dezembro de 1992, sendo o Presidente da Direcção, o sócio nº 1 Fernando Barata Rocha.
Com o objectivo de dar a conhecer um pouco melhor sobre os anos passados da sua existência e da sua Historia, a Direcção do Núcleo Sporting Clube de Portugal de Castelo Branco, convida todos os sócios e população em geral a visitar o nosso espaço e a mostra que está patente nas salas da sede do Núcleo e conhecer as actividades desenvolvidas ao longo ao serviço da Cidade, do concelho, do Distrito, mas acima de tudo em prol do Sporting Clube de Portugal.

bottom of page